A partir das eleições de 2010, o eleitor brasileiro é deve levar dois documentos diferentes para a votação. O primeiro é o título eleitoral
Valem como documento adicional a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente, como identidade funcional, carteira de trabalho
As pessoas que tiverem perdido o título, deverão retirar a 2ª via gratuitamente até o dia 23 de setembro no cartório onde é cadastrado, levando qualquer documento oficial com foto. Já as os eleitores que necessitam transferir o título podem solicitar pela internet através do Título NET e levar o protocolo gerado até o cartório eleitoral correspondente à rua de sua residência em até cinco dias corridos. Os interessados devem entregar, juntamente com o protocolo, os comprovantes de votação das eleições anteriores, RG ou outro documento de identificação. A transferência também pode ser feita no próprio cartório eleitoral onde o eleitor tirou a primeira via do documento.
Veja abaixo a lista dos documentos que serão aceitos para comprovar a identidade no dia das eleições:
- carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais);
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação, com foto.
As eleições deste ano acontecem no dia 3 de outubro.
Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral e consulte a situação do seu título e o seu local de votação.