Decisão da Anvisa sobre venda de antibióticos

|


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa marcou para esta sexta-feira uma reunião da diretoria colegiada que deverá tornar obrigatória a retenção de receita médica nas farmácias para a venda de antibióticos. O objetivo é combater o uso indiscriminado de antibióticos.

A preocupação com o uso indiscriminado de antibióticos cresce no momento em que a bactéria KPC, tradicionalmente responsável por casos de infecção hospitalar no país, apresenta taxas de letalidade até 30% ou 40% mais altas. Só no Distrito Federal, 163 casos de infecção pela KPC já foram notificados este ano, com 14 mortes. No Paraná, há registro de outros 21, sem óbitos. São Paulo já convive com o problema, mas não há balanços sobre a incidência.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que apoia a medida: "Hoje o que acontece é que a pessoa começa a apresentar uma febre, vai na farmácia, compra o antibiótico e toma".

Lenita Wannmacher, professora e autora de livros sobre Farmacologia Clínica, membro do Comitê de Especialistas em Seleção e Uso deMedicamentos Essenciais da OMS Genebra, defende o uso racional de medicamentos. Em seu tema selecionado "Uso indiscriminado de antibióticos e sua resistência microbiana: Uma guerra perdida?" publicado em 2004, ela lança o alerta sobre o surgimento e disseminação da resistência microbiana, que tende a aumentar mediante uso indiscriminado de antimicrobianos. Acesse aqui o arquivo na íntegra e informe-se.

Fonte: Agência Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde



Dia do Médico

|


O médico tem a sua função ligada à manutenção e restauração da saúde, através de técnicas e saber específico. O objetivo é o equilíbrio, o bem estar não apenas físico, mas também mental e social. Assim, como outros eventos comemorativos, tão especiais e importantes, ele também tem o seu dia para ser homenageado. No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico.

De origem basicamente cristã, este dia é comemorado em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. São Lucas, segundo a tradição, era médico, pintor, músico e historiador. Ele era um dos quatro evangelistas do novo testamento e, diz a história, que em 1463 a Universidade de Pádua na
Itália iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e dos médicos".

No Brasil, cita-se que teria sido o médico Eurico Branco Ribeiro, professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, o introdutor da comemoração do Dia do Médico nessa data, a qual já está consagrada junto à classe médica brasileira.


Amigos da classe médica, meus parabéns pelo dia de hoje!

MTE/PE suspende greve e Superintendente agradece apoio do Dr. Isaias Gomes

|

A greve dos servidores do MTE/PE foi suspensa a partir de hoje, quarta-feira 29. De acordo com informações da Asdert, “Realizamos hoje, 28/09/10, às 10h30, a Assembléia dos Servidores Administrativos do MTE em Pernambuco. Em atendimento aos encaminhamentos da Plenária Nacional Conjunta ocorrida em Luziânia, no dia 23/09, a pauta foi a discussão sobre o indicativo de Suspensão da Greve, com manutenção dos Comandos Estaduais e Nacional de Mobilização. Houve participação de dois representantes do SINDSEP/PE.

O Comando Estadual prestou informações sobre o julgamento do dissídio de greve, as orientações para as próximas fases jurídicas e sobre a avaliação e encaminhamentos realizados na Plenária. Após esclarecidos os pontos que levaram ao indicativo de suspensão da greve, procedeu-se a votação. Com 37 votos a favor, 03 contrários e 02 abstenções, os servidores deliberaram pela suspensão da greve a partir de quarta-feira, 29/09/10”.




Dr. Isaias Gomes deu apoio
ao movimento desde seu início

O presidente do PDT/Recife, Dr.Isaias Gomes sempre esteve ao lado dos servidores, tendo inclusive entrado em contato com os parlamentares, quando de sua viagem a Brasília, solicitando o engajamento dos mesmos ao Plano de Cargos e Carreira do Ministério do Trabalho e Emprego. Do Superintendente do MTE/PE, o Dr. Isaias Gomes recebeu a seguinte mensagem: “ Depois de 5 meses e meio de greve foi deliberado a pouco o fim da mesma. Conseguimos atravessar sem traumas esse momento difícil. Obrigado pelo apoio. André Negromonte”.

FONTE:
Blog do PDT - Diretório Municipal do Recife




Programa Popular de Formação de Condutores - CNH

|


O Programa Popular de Formação de Condutores, que beneficia a população pernambucana, emitindo Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente, foi um projeto idealizado pelo Dr. Isaias Gomes, que é médico-perito do Detran há 30 anos.

O Detran-PE está convocando os estudantes para concluírem sua inscrição no Programa de CNH Popular, até o próximo dia 7 de setembro a meia-noite. Caso o estudante não tenha lançado suas notas, deve se dirigir até à sua escola para fazer o devido preenchimento da declaração de dados escolares e depois retornar ao site do DETRAN-PE, no link LANÇAMENTO DE NOTAS para concluir a sua inscrição.


Para ser beneficiado no Programa de CNH Popular Grátis, o estudante deve ser aluno matriculado no ensino fundamental ou médio da rede pública do Estado de Pernambuco, ou que os tenham concluído no intervalo de um ano, como também aqueles participantes de programas especiais por distorções de idade/série e que possam comprovar bom desempenho escolar.
Também estão abertas as inscrições no Programa de Carteira Nacional de Habilitação Popular para mudança de categoria. São 5.388 novas oportunidades de inscrições de todo o Estado.

Para fazer sua inscrição acesse aqui o site do Detran-PE


FONTE: PDT Recife


Eleições 2010: documentos necessários para votar

|

A partir das eleições de 2010, o eleitor brasileiro é deve levar dois documentos diferentes para a votação. O primeiro é o título eleitoral, que sempre foi necessário, e o segundo é um documento de identificação com fotografia. Essa exigência foi inserida na legislação pela lei 12.034/2009. Confira a íntegra da lei.

Valem como documento adicional a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente, como identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade. As pessoas que tiverem perdido o título deverão retirar a segunda via gratuitamente até o dia 23 de setembro no cartório onde é cadastrado.

As pessoas que tiverem perdido o título, deverão retirar a 2ª via gratuitamente até o dia 23 de setembro no cartório onde é cadastrado, levando qualquer documento oficial com foto. Já as os eleitores que necessitam transferir o título podem solicitar pela internet através do Título NET e levar o protocolo gerado até o cartório eleitoral correspondente à rua de sua residência em até cinco dias corridos. Os interessados devem entregar, juntamente com o protocolo, os comprovantes de votação das eleições anteriores, RG ou outro documento de identificação. A transferência também pode ser feita no próprio cartório eleitoral onde o eleitor tirou a primeira via do documento.

Veja abaixo a lista dos documentos que serão aceitos para comprovar a identidade no dia das eleições:

- carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais);
- certificado de reservista;

- carteira de trabalho;

- carteira nacional de habilitação, com foto.


As eleições deste ano acontecem no dia 3 de outubro.


Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral e consulte a situação do seu título e o seu local de votação.



Competição de Damas em Caruaru

|

Aproveitando sua viagem à capital do agreste para manter contato com as suas lideranças políticas, o Dr.Isaias Gomes, presidente do PDT Recife e candidato a deputado federal, marcou presença no 5º Festival Nacional Asa Branca de Damas, realizado no Polo Caruaru. O festival aconteceu do dia 05 a 07 de setembro e contou com a presença de mais de 80 competidores de 20 estados brasileiros. Entre os participantes, ex-campeões brasileiros na modalidade e também o atual campeão mundial, o polonês Janick.

A origem do jogo de damas é desconhecida. Pinturas e tabuleiros encontrados em túmulos do antigo Egito, além de outros achados arqueológicos em diversos lugares do mundo, nos dão conta da existência de jogos bem semelhantes ao atual jogo de damas. Não existem, no entanto, indícios seguros que nos possam elucidar onde e quando ele surgiu.


O primeiro campeão mundial, homologado pela Federação Mundial de Jogo de Damas, foi o austríaco Isidore Weiss. A federação
foi fundada em 1948, em Paris, França. O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro.

Radicado em São Paulo, W. Bakumenko, egresso de uma escola damística evoluída, campeão da URSS em 1927, deu início à criação de um núcleo damístico. Por sua vez, Geraldino Izidoro, que sempre manteve seu interesse pelo jogo de damas, ao saber da presença de Bakumenko, o procurou. Isto gerou um encontro famoso entre as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, que praticamente marcou o reinício das atividades damísticas no país. Esta prova foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 02 de maio de 1954.



Competição histórica entre
W. Bakumenko x Geraldino Izidoro


Defensor da prática dos jogos nas escolas como um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens, Dr Isaias defende: "É muito importante incentivar essa prática principalmente nas escolas, não apenas damas, mas também o xadrez. Esses jogos estimulam o raciocínio das pessoas".


Conheça a história do jogo de damas e seus campeões

Aqui as regras e algumas variantes do jogo de damas de acordo com o país


Resgate histórico -
A Confederação Brasileira de Jogo de Damas está iniciando um resgate histórico das atividades damísticas do período de 1930 a 1960.
CONFIRA.



Dengue - fiquem atentos

|

Atentem para estes números:

O Ministério da Saúde mostra um aumento de 72,2% no número de casos de dengue em relação ao ano passado. Segundo as informações, 227.109 pessoas contraíram a doença neste ano. Enquanto que em 2009, até a nona semana epidemiológica, o número de infectados foi de 131.872.


Em Pernambuco a dengue explodiu este ano, onde as notificações da forma clássica da doença já são 426% maiores que as registradas em igual período do ano passado. E o número de ocorrências da forma hemorrágica é 24 vezes maior que o verificado nos primeiros sete meses de 2009. A Secretaria Estadual de Saúde computa até a data atual 28.258 casos suspeitos da dengue clássica, dos quais 4.243 foram confirmados após investigação epidemiológica e análise laboratorial.

O governo do estado nega, no entanto, que Pernambuco esteja vivendo uma epidemia da infecção e avalia a situação como "estado de alerta". Na capital, são 4.800 pessoas com suspeita de dengue clássica este ano, e 2.028 casos estão já confirmados. Também foram registradas 28 suspeitas de dengue hemorrágica na cidade. No estado, eles somam 198, dos quais 27 foram oficialmente confirmados. Até o momento foram registradas 32 mortes suspeitas, mas somente uma foi oficialmente confirmada como decorrente da dengue. Vinte e cinco outras estão sob investigação.

(Fonte: O Globo)

A situação atual da dengue é muito complicada por várias razões. Entre elas, a maior mobilidade das pessoas, que vão às regiões onde a doença existe e a trazem para suas localidades; a intensificação do comércio especialmente de pneus que, pelo seu formato, retêm água da chuva que serve de criadouro para o mosquito; a população numerosa, que utiliza em alta escala produtos, cujas embalagens são jogadas fora, frequentemente em lugar não apropriado e o hábito de armazenar materiais ao relento, muitos dos quais também acumulam água. Há, ainda, o fato de que a conscientização da população para colaborar na eliminação dos criadouros é um processo muitíssimo mais lento do que a proliferação do mosquito.

Informem-se sobre as dicas e formas de prevenção, reconheça o mosquito Aedes aegypti, saiba como a doença acontece e como se tratar. Vamos acabar com o mosquito da dengue em nossas casa e ambientes de trabalho.

Leia na integra o Informe Epidemiológico da Dengue/Análise de Situação e Tendências -2010 elaborada pelo Ministério da Saúde.

Conheça e esclareça todas as suas dúvidas no SITE DA DENGUE.


Saiba identificar o mosquito da dengue:
muito parecido com o pernilongo, é menor que um mosquito comum (5 a 7 milímetros), de cor escura, rajado, com listras brancas no corpo e nas patas. Ataca geralmente de manhã ou no final da tarde. Chama-se Aedes aegypti, por ter sido identificado no Egito. O nome significa "o indesejável do Egito".



Clique para ampliar a imagem
e veja dicas para eliminar o mosquito da dengue





Querer é poder

|


“Quer ter mais disposição? Produzir mais e melhor? Ficar mais próximo de quem você gosta? Corte um hábito e aproveite melhor todos os outros. Querer é poder. Consulte seu médico.”

Este é o clima otimista e positivo da campanha de conscientização “Eu Quero Parar” da Pfizer, uma iniciativa que visa estimular o fumante a abandonar o cigarro.
Apoio comportamental aliado a um tratamento farmacológico aumentam em até seis vezes as chances de um fumante parar de fumar. Acreditando nisso a Pfizer lançou este programa que funciona como um complemento ao tratamento do paciente fumante e oferece vários suportes como dicas comportamentais para evitar recaídas e situações de risco e incentivo para manter-se longe do cigarro. Confira aqui o site oficial.

O cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Você conhece os males causados pelo fumo? Veja aqui.



alguns dos compostos tóxicos
e cancerígenos do cigarro



Enchentes em Pernambuco

|

Amigos, neste momento de perdas e dor dos nossos conterrâneos, causados pelas últimas chuvas em Pernambuco, peço a ajuda de todos para a doação de remédios, roupas, comida, água potável, para ajudar as famílias que estão desabrigadas e em desespero. São mais de 41 municípios em situação crítica. Cidades inteiras estão destruídas e isoladas, sem água, luz ou telefone. Os acessos estão bloqueados com estradas interditadas pelos estragos das chuvas.

Após encontro com o presidente Lula em Brasília, o governador Eduardo Campos anunciou que os Estados de Pernambuco e Alagoas receberão pelo menos R$ 300 milhões do Governo Federal para iniciar as obras de reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas da última semana e o Governo Federal anuncia liberação de FGTS para vítimas de enchentes em Pernambuco e Alagoas.

DOAÇÕES:
Itens necessários:
Alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis.

ONDE:
Diretório do PDT - Avenida João de Barros nº 326 – Boa Vista
Pátio de São Pedro Bairro de São José - Centro
Sítio da Trindade - Estrada do Arraial
Prefeitura do Recife - Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife
Assembleia Legislativa - Rua da Aurora
Quartel da PM no Recife- Bairro do Derby
Quarteis da PM (interior)
Quartel do Corpo de Bombeiros - Av. João de Barros, 399
Instituto Federal de Pernambuco - Todos os campi do Instituto nas cidades de Recife, Ipojuca, Belo Jardim, Vitória, Pesqueira e Barreiros. Informações: (81) 2125-1639.
IASC - Rua Imperial, 202, Bairro do Recife
BOMPREÇO - Os donativos devem ser entregues nas lojas Hiper Bompreço de Boa Viagem, Av. Recife e Casa Forte.
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - Recife: Portarias do Sistema Jornal do Commercio - Rua Capitão Lima, 250Santo Amaro e Rua da Fundição, 257 - Santo Amaro - Loja de Serviço do JC - Rua Siqueira Campos 160 / Loja 05 - Santo Antônio - Caruaru: Sistema Jornal do Commercio em Caruaru - Av. José Pinheiro dos Santos, 351 - Caiucá - Pesqueira: Rádio Jornal Pesqueira - Av. F. Pessoa de Queiroz, s/n - Pesqueira - Garanhuns: Rádio Jornal Garanhuns - Av. Rui Barbosa, s/n - Heliópolis
OAB-PE - Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio - Subseccional da OAB de Caruaru Rua Cônego Júlio Cabral, 267, Bairro Universitário
Faculdade Maurício de Nassau - Rua Guilherme Pinto, 114 - Graças Rua Fernandes Vieira, 110 - Boa Vista
Faculdade Joaquim Nabuco - Av. Senador Salgado Filho S/N - Centro - Paulista/PE - CEP: 53.401-440 RECIFE: Av. Guararapes, 233 - Centro - Recife/PE
Federação Espírita de Pernambuco - Av. João Barros, 1629 - Recife - PE, 52021-180
Instituto Pró-Cidadania - Rua Castro Alves, 343 - Encruzilhada - Recife/PE
Conselho Regional de Enfermagem - Rua Barão de São Borja, 243 Recife - PE, 50070-310

Fontes: JC Online, Jornal do Commercio, pe 360 graus

Caruaru - a capital do forró

|


Caruaru recebe, durante o ciclo Junino, uma multidão que se concentra do pátio do forró, onde acontecem as diversas apresentações de cantores regionais e grupos folclóricos. Bacamarteiros, bandas de pífanos, quadrilhas e sanfoneiros misturam-se ao calor das mais de 20 mil fogueiras, acesas, no dia 23, véspera de São João. No "Maior São João do Brasil", é oferecido o maior cuscuz de milho do mundo e queimada uma fogueira gigante.


Acontece, também, além dos concursos de quadrilhas, o Festival de Sanfoneiros do Nordeste, o Ônibus do Forró, o Trem do Forró, a Corrida da Fogueira e do Fogueteiro. Os principais locais para brincar o São João em Caruarú são: O Pátio do Forró, a Vila do Forró, o Forrozão, o pátio de eventos e o Alto do Moura, com seus artesãos famosos. A cidade se transforma completamente num arraial.

Confira toda a programação no site oficial

Aqui a abertura oficial do São João de Caruaru






Esportes e Educação

|


A prática de esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento individual e social do indivíduo de qualquer idade, uma fonte inesgotável de conceitos importantes. O esporte tem a magia da integração e interação, independente da classe social, raça ou religião. Desenvolve a capacidade do trabalho em grupo, de cumprir horário, de saber ouvir, de conhecer o próprio limite, conhecer o próprio corpo, de admitir que precisa melhorar, respeitar as diferenças e tantos outros aspectos tão difíceis de serem conscientizados, além de evitar o sedentarismo. Um dos maiores aliados da educação, o esporte promove o desenvolvimento integral do indivíduo de forma harmoniosa e sadia despertando para a cidadania.

O entusiasmo promovido pelos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas, servem de estímulo para as pessoas e instituições. O futebol volta aos sonhos e desejos de uma grande nação que é este nosso país e novamente é levantada a questão “o futebol pode ser utilizado como agente de transformação e instrumento de educação?”



Caderno de Campo é um interessante site com matérias e críticas relacionadas a educação, esportes, principalmente futebol, e claro, copa do mundo. Apresenta-nos o projeto Universidade do Futebol, que defende a idéia de que a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil pode ser um divisor de águas em relação à modernização do futebol brasileiro, com reflexos positivos às demais modalidades esportivas. Confirma, ainda, que educação, saúde, cultura, cidadania são alguns dos aspectos mais estratégicos no desenvolvimento sustentado de qualquer país.

Confiram e boa copa!




Campanha Ficha Limpa

|


A Campanha Ficha Limpa tem como objetivo melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.

Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o Projeto de Lei terá um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral.

Foram mais de quatro milhões de assinaturas reunidas em todo o país e o Projeto de Lei de iniciativa popular foi finalmente aprovado por unanimidade dos senadores presentes. Agora, são 15 dias para sancioná-la e até poderá ser validada para as eleições deste ano. Esta iniciativa conta com o apoio de várias instituições que acreditam e lutam pela ética na Política.

Conheça toda a Campanha Ficha Limpa

Confira as opiniões e polêmicas sobre o Ficha Limpa

Rede Brasileira de Museus de Medicina

|

Cerimônia de lançamento da
Rede Brasileira de Museus da História da Medicina


O Brasil tem vários museus que resgatam a história da medicina, mas pouco conhecidos da população. Para seus responsáveis, são espaços que não têm o devido valor reconhecido no contexto da memória nacional. Com o objetivo de mudar esse cenário, os diretores de museus se reuniram em março no Rio de Janeiro, no 1º Encontro Nacional de Museus da Medicina. Deste encontro veio a implantação da Rede Nacional de Museus da História da Medicina com a responsabilidade de facilitar o acesso público ao acervo guardado nos museus existentes, entre os quais o do Rio de Janeiro e o do Rio Grande do Sul figuram como os mais organizados e completos do país.

A Federação Nacional dos Médicos promoveu o encontro em parceria com o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul e com o apoio dos sindicatos dos médicos da Bahia, do Pará, de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Grande do Sul. Entre as peças que integram os acervos dos museus de medicina, estão obras de Candido Portinari, Rodolfo Bernadelli, Batista da Costa e René Lalique. Há também uma réplica fiel do estetoscópio em madeira inventado por Renné Laënnec em 1818, cujo original foi trazido para o Brasil pelo médico de dom Pedro I, e exemplares de óculos que pertenceram a escritores, intelectuais e políticos, como dom Pedro II, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Ruy Barbosa, Guimarães Rosa e José Lins do Rego.

Também merecem destaque, entre as peças dos museus, o trono onde dom Pedro II se sentava quando participava das sessões solenes da Academia Nacional de Medicina e objetos de uso pessoal dos médicos Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Miguel Couto e Juliano Moreira. Muitas peças curiosas mostram de que maneira a medicina era praticada antigamente, como os bisturis utilizados no século 19, o aparelho de alta frequência usado na década de 20 para terapia por meio de corrente elétrica; a seringa do século 18 utilizada na lavagem de ouvidos e selos raros ligados a personalidades e fatos históricos da medicina.






O projeto Rede Brasileira de Museus de Medicina foi apresentado pelo historiador e diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - MUHM - Éverton Quevedo à diretoria da Federação Nacional dos Médicos - FENAM. A apresentação teve como objetivo aumentar a rede de contatos e a divulgação do projeto. O projeto já tem um site para o cadastramento dos museus da área: www.redemuseusmedicina.org.br

No site, cada membro da rede pode inserir seu histórico, informações sobre acervo, textos, vídeos, fotos, horário e local de visitação, eventos e outras atividades que estejam realizando, e ser conhecidos por um público maior, que vai de pesquisadores a turistas.




Fontes:
http://www.ufmg.br
http://www.muhm.org.br


Lixo, uma questão de tecnologia e conscientização

|


As grandes cidades produzem toneladas de lixo constantemente e é uma problemática realidade o destino de todo esse material e sua reutilização. No Brasil, convivemos com esse caos diário e todas as suas consequências, principalmente nos grandes aglomerados. Soluções inteligentes com a ajuda da tecnologia fazem a diferença. O sistema de sucção subterrânea do lixo na cidade de Barcelona é um exemplo de que boas idéias aliadas à conscientização e tecnologia podem gerar uma melhor qualidade de vida.

Trata-se de um grande sugador, que aspira o lixo de hora em hora, o ano inteiro. Todas as bocas de lixo são conectadas a um gigantesco sistema de tubulação enterrado a uns cinco metros da superfície. Viajando a 70 quilômetros por hora embaixo da terra, o destino final dos sacos é um centro de coleta onde o lixo entra diretamente em um container, que é transportado para uma usina de triagem. Plásticos, latas e papel são reciclados. O lixo orgânico vira combustível para mover turbinas que produzem eletricidade.

Mais
de 50 países europeus já utilizam esse modelo que evita o amontoado de lixo pelas ruas, acaba com a sujeira, com as latas de lixo e, principalmente, com a coleta - um método que geralmente custa caro e polui o meio ambiente. Uma solução inovadora que teve origem em Barcelona na Vila Olímpica em 1992 e que fez tanto sucesso que serviu de exemplo para toda a cidade. Desde então a prefeitura da cidade vem investindo na instalação de tubos que é como os de água, gás ou energia elétrica. E o custo com o tempo se dilui e acaba sendo igual ou até menor do que o método tradicional de coleta. Em cinco anos acredita-se que não existirá mais coletas com caminhões pois o sistema já está sendo utilizado a partir das próprias residências há alguns anos na cidade de Barcelona, os prédios mais novos já possuem o sistema instalado em sua estrutura e os moradores não precisam mais levar os lixos até a rua. Um sistema fácil para a população e, ao mesmo tempo, consegue controlar a reciclagem.

Com inteligência, tecnologia e conscientização podemos ter cidades mais limpas e saudáveis.

Fonte: Portal G1

A origem do Dia das Mães

|


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Anna Jarvis, da Virgínia, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Anna, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Anna quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o então governador da Virgínia, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravo - símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela. Declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, foi determinado que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Saiba mais sobre Anna Jarvis


Fonte: Portal da Família

Desejo a todos os amigos e visitantes,
um Feliz Dia das Mães!

Dr. Isaias Gomes

Fernando Spencer - patrimônio cultural

|


O cineasta Fernando Spencer, além de roteirista e diretor, é um grande pesquisador de cinema. Esse jornalista pernambucano que seguiu carreira de crítico de cinema por 40 anos, é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sua carreira como cineasta começou no fim dos anos 60 e a maioria de suas produções são documentários retratando cenas, personalidades, facetas e cotidianos da cultura pernambucana.

Nascido em Recife em janeiro de 1927, começa sua paixão pelo cinema aos 12 anos, ao receber um projetor alemão de brinquedo, de presente do pai. Um presente que o acompanhou durante anos. "Paixão de Cinema" é um documentário digital de Marcílio Brandão sobre a vida e obra de Spencer, onde estas e muitas outras lembranças são mescladas aos depoimentos de várias personalidades sobre este que é referência para todos os cineastas brasileiros.

A falta de interesse de investidores nos trabalhos futuros ou na preservação da obra de Spencer, contrasta com a disposição do cineasta que conta com mais de 40 curtas-metragens e ainda com projetos prontos na gaveta. Ficou conhecido como o "cineastas das três bitolas" - super 8, 16 e 35mm - e quanto a isto ele comenta: “Minha escola é o super 8, bitola que me oferecia um verdadeiro laboratório dentro da câmera”.


Abril de 2010 - Fernando Spencer e Guel Arraes
em homenagem da Alepe




Fernando Spencer no catálogo internacional digital de cinema IMDB

Saiba mais sobre bitolas cinematográficas




Agradecimento

|



Venho agradecer a todos os amigos e parceiros, pelas grandes homenagens recebidas na passagem do meu aniversário, no dia 27 de abril. É com grande prazer e alegria que compartilho com todos esta data, reforçando nossos laços de amizade.

Um grande e fraterno abraço
do amigo Dr. Isaias Gomes.




Novo Código de Ética Médica

|


Após dois anos de debates e sugestões de especialistas e diversas entidades, já está em vigor o Novo Código de Ética Médica. Aprovado em setembro de 2009 pela Resolução CFM 1.931/2009, veio substituir o anterior com 21 anos de vigência. O novo documento contempla as transformações, mudanças e recomendações pelas quais a medicina vem passando no decorrer destes anos. O novo código trata de muitos dos avanços científicos, tecnológicos e as mudanças nas relações sociais, e um dos principais objetivos é de melhorar a relação médico-paciente.

“Esse Código é uma reafirmação de um discurso de compromisso da profissão médica brasileira com a sua população”, afirma o presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade.

Novo Código de Ética Médica disponível para download.



Doação de sangue

|

Doar sangue é simples, seguro e rápido. Após uma triagem, em 40 minutos você doa vida e não faz mal algum para a sua saúde. Doar seu sangue pode salvar uma vida. Nosso país precisa de 5.500 bolsas de sangue por dia. A quantidade de voluntários e doadores anônimos não supre essa necessidade, apenas 1,5% da população brasileira doa sangue regularmente. As campanhas tem como objetivo alertar a população sobre a importância de doar sangue de forma consciente e responsável.

Ainda existem muitas dúvidas e alguns mitos sobre ser um doador. Veja as perguntas mais frequentes e tire as suas dúvidas:

Doar sangue engorda ou faz emagrecer?
R. Ao doar sangue você não engorda nem emagrece.

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
R. Não engrossa nem afina o sangue, é apenas um mito.

Doar sangue vicia?
R. Não. A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência.

É preciso algum documento de identidade?
R. Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar?
R. Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue.

Há substituto para o sangue?
R. Não. Ainda não há nenhum substituto do sangue.

O que é sangue universal?
R. Hoje sabemos que não existe sangue universal. Todas as pessoas têm características diferentes e por isso, quando necessitam de transfusão de sangue, precisamos fazer exames pré-transfusionais independente do grupo sangüíneo do doador e do receptor.

O que é feito com o sangue que doamos?
R.Após a coleta, a bolsa coletada é fracionada em componentes sangüíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar três pacientes.

O que é sangue raro?
R. É um sangue com característica especifica de baixa freqüência na população e algumas vezes, pode ser uma característica familiar.

O que se consegue em troca da doação de sangue?
R. A satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para se sentir melhor.

Tomei vacina para Hepatite B. Posso doar sangue?
R. A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.

A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?
R. Sim.

Doar sangue dói?
R. Não.

O que acontece se uma pessoa que não sabe se está anêmica quiser doar sangue?
R. O candidato à doação é atendido por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está ou não anêmico.

O que são situações de risco acrescido para se transmitir doenças através da doação de sangue?
R. Ter múltiplos parceiros sexuais ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo, usar drogas ilícitas, ter feito sexo em troca de dinheiro ou droga, ter sido vítima de estupro, ser parceiro sexual de pessoa que tenha exame reagente para infecções de transmissão sexual e sangüínea, ter parceiro sexual que pertença a alguma das situações acima, dentre outras.

O uso de medicamento pode impedir alguém de doar?
R. O uso de medicamento deve ser analisado caso a caso. Portanto, antes de doar consulte o Serviço de Hemoterapia.

Quanto tempo dura a doação?
R. O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos.

Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doador?
R. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?
R. Sim. Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.

Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar sangue?
R. Sim.

Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue?
R. Depende do porquê a pessoa está tomando antibióticos. Em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.

Quem estiver fazendo tratamento com algum antiinflamatório pode doar sangue?
R. Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do antiinflamatório que você esta tomando.

Quem faz tratamento para acne pode doar sangue?
R. Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do antiinflamatório que você está tomando.

Quem tomou analgésico pode doar sangue?
R. Pode, mas é importante que no dia da doação o doador esteja sem dores.

Grávidas podem doar sangue?
R. Não. Mas se o parto for normal, a mulher pode doar depois de 3 (três) meses. Em caso de cesariana, 6 (seis) meses. Se estiver amamentando, aguardar 12 meses após o parto.

É necessário estar em jejum para doar sangue?
R. O doador tem que estar alimentado e descansado, evitar alimentação gordurosa nas 4 (quatro) horas que antecedem a doação.

Quem está gripado pode doar sangue?
R. Recomenda-se aguardar 7 (sete) dias após a cura para poder doar.

Quem tem diabete pode doar sangue?
R. Se a pessoa que tenha diabetes estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela tenha utilizado insulina uma única vez, não poderá doar.

Fonte: Portal INCA do Ministério da Saúde



Veja aqui os
requisitos para você ser um doador e o processo de triagem.

Doar sangue é um ato de amor. Procure um posto na sua cidade.

Endereços dos Hemocentros em todo o Brasil



Adicional de Periculosidade

|


"A Câmara analisa o Projeto de Lei 6307/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que cria adicional de periculosidade de 30% sobre a remuneração total para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. Terá direito ao benefício o militar que comandar ou exercer, durante pelo menos 25% de sua jornada mensal de trabalho, funções consideradas perigosas.

Pela proposta, são atividades perigosas:

• policiamento ou patrulhamento ostensivo;
guarda de postos policiais ou prédios públicos;
operações de preservação da ordem pública em eventos e manifestações;
ações de intervenção tática;
garantia do poder de polícia de órgãos públicos;
custódia, guarda, escolta ou transporte de presos;
proteção de autoridades;
inteligência e contrainteligência;
combate a incêndio;
busca, salvamento e resgate; e
operações de defesa civil.

O texto estabelece ainda que o militar continuará a receber o adicional durante os afastamentos legais de até 30 dias e naqueles decorrentes de acidente em serviço ou doença contraída no exercício da função. Também receberão o benefício os profissionais, em treinamento, que executarem ações com tiros, explosivos ou inflamáveis.

O autor lembra que a Constituição prevê, em seu artigo 7º, a possibilidade de pagamento de adicionais para atividades penosas, insalubres ou perigosas a todos os trabalhadores (urbanos ou rurais), "na forma da lei". A necessidade de regulamentação do tema, de acordo com Nazif, faz com algumas categorias de profissionais já usufruam o direito e outras não. "Não há razão para a inexistência de lei para garantir o adicional aos militares", disse.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania."

Este é mais um dos projetos que defendo, o aumento do adicional de periculosidade do soldado da polícia militar. O policiamento ostensivo representa um alto risco ocupacional para nossos militares.

Veja na íntegra a proposta.