Projeto Xadrez nas Escolas

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A idéia de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. É um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.

O imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.

Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida.

Além disso, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.

Para Charles Partos, mestre internacional e pedagogo suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:

a atenção e a concentração

o julgamento e o planejamento

a imaginação e a antecipação

a memória

a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole

o espírito de decisão e a coragem

a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético

a criatividade

a inteligência

a organização metódica do estudo

o interesse pelas línguas estrangeiras

Esses fatores, têm contribuído para que grande parte das escolas do sul do Brasil, além de inúmeras no estado de São Paulo e também em diversas regiões do país, adotem o xadrez como disciplina obrigatória ou opcional.

Fonte:
Clube de Xadrez