A idéia de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. É um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
O imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.
Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida.
Além disso, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.
Para Charles Partos, mestre internacional e pedagogo suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:
a atenção e a concentração
o julgamento e o planejamento
a imaginação e a antecipação
a memória
a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole
o espírito de decisão e a coragem
a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético
a criatividade
a inteligência
a organização metódica do estudo
o interesse pelas línguas estrangeiras
Esses fatores, têm contribuído para que grande parte das escolas do sul do Brasil, além de inúmeras no estado de São Paulo e também em diversas regiões do país, adotem o xadrez como disciplina obrigatória ou opcional.
Fonte: Clube de Xadrez