Dr. Isaias Gomes participa do 3º Encontro Nacional de Vereadores

|

Dr. Isaias Gomes presidente do PDT/Recife

Com participação ativa, estive no 3º Encontro Nacional de Vereadores, realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Treinamento da CNTI, em Brasília. Ao lado de vereadores, suplentes, lideranças do PDT, do Ministro do Trabalho Carlos Lupi, do Senador Cristovam Buarque e outras importantes personalidades do cenário político brasileiro, no intuito de contribuir para o desenvolvimento deste trabalho e na construção de um partido mais forte. Foram pedetistas de 21 estados e ainda do Distrito Federal participando, discutindo, sugerindo, empenhados em propor soluções e por em prática o que foi apresentado durante o encontro. O tema deste ano foi o papel do mandato trabalhista no Poder Legislativo e os caminhos que o partido vai tomar neste ano eleitoral.


Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi (PDT)
cumprimenta o presidente do PDT/Recife Dr. Isaias Gomes



Presidente Nacional da AMT Miguelina (RS),
presidente do PDT/Recife Dr. Isaias Gomes
e Senador Cristovam Buarque (DF)




Encontro Nacional de Vereadores

|

Centro de Treinamento da CNTI, em Brasília

Dividido em quatro painéis de discussões, o papel do mandato trabalhista no Poder Legislativo é o tema do 3º Encontro Nacional de Vereadores, suplentes e lideranças do PDT, que teve realização entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Treinamento da CNTI, em Brasília.

O encontro contou com a participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; do secretário nacional da legenda, Manoel Dias; do senador Cristovam Buarque(DF), dos deputados federais Vieira da Cunha(RS)- presidente nacional do PDT-, Brizola Neto(RJ), Paulo Rubem Santiago(PE), Wilson Picler(PR) e Pompeo de Mattos(RS), entre outros.

Em discussão:

• Núcleos de Base e ULB nas eleições 2010;
• Desenvolvendo uma atividade parlamentar mais eficaz;
• Recursos disponíveis no orçamento da União para os Municípios e PEC dos Vereadores;
• Como foi, como fica.


Entenda o papel do vereador na comunidade

O vereador é o representante político à altura da comunidade onde vivemos. É aquele que elegemos pelo voto direto e que trabalhará na cidade, terá contato com seu povo, defenderá suas necessidades e atuará no seu progresso.

Cabe ao vereador:

• Legislar: elaborar leis de competência municipal;
• Fiscalizar: tomar conta do orçamento público e das contas do executivo, ajudando na aplicação de projetos, controle dos gastos e aprovação das contas municipais;

• Julgar: é na Câmara de Vereadores que são julgados os atos políticos administrativos previstos em lei;
• Administrar: é responsável pela organização interna, quadro de pessoal, regimento interno da Câmara.

Cada vez mais conceitos como moralidade, transparência, ética e representatividade na linha de frente, adjetivam os vereadores.



Escola Saudável

|



A implantação do Programa Saúde na Escola - PSE, é o sucesso de um projeto que defendo há 5 anos junto ao Governo Federal. Trata-se da parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, cuja largada foi dada em 2008 pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em Pernambuco. O programa tem por objetivo atender cerca de 26 milhões de alunos da rede pública de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2011, terão atenção integral à saúde por meio das Equipes Saúde da Família.

O programa prevê a realização de consultas com otorrinolaringologistas e oftalmologistas e o diagnóstico precoce de hipertensão arterial nas salas de aula. Hábitos saudáveis, como a prática de esportes, também serão incentivados. Serão promovidas oficinas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas. Iniciativas como educação para a saúde sexual e orientações sobre a prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis serão desenvolvidas.

Quatro componentes integram o PSE:

• avaliação das condições de saúde
• promoção da saúde e prevenção
• educação permanente e capacitação dos profissionais e de jovens
• monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes

Leia mais sobre o Programa Saúde na Escola.

O
Saúde na Escola faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento da Saúde, o Mais Saúde Direito de Todos, que trouxe mudanças importantes para o setor de saúde e busca avanços em direção a um novo padrão de desenvolvimento focado no crescimento, bem-estar e na melhoria das condições de vida do cidadão brasileiro.

Site oficial do Mais Saúde Direito de Todos.

Conheça o
Mais Saúde Direito de Todos - 3ª edição revista.

Confira os resultados e conquistas 2009 - uma prestação de contas à sociedade.


Vacinação H1N1

|


Começou na segunda-feira, dia 08 de março, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. A vacinação será gratuita e dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo. O calendário é o mesmo em todo o Brasil, e os locais e horários de vacinação serão definidos pelas secretarias de saúde de cada estado. Para ser vacinado é necessário pertencer a algum grupo indicado pelo ministério. Veja abaixo:

- 8 a 19 de março:
Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. População que vive em aldeias. A vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde)

- 22 de março a 2 de abril: Mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio. Pessoas com problemas crônicos com até 60 anos de idade e Crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses)

- 5 de abril a 23 de abril: População de 20 a 29 anos

- 24 de abril a 7 de maio: Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade)

- 10 de maio a 21 de maio: População de 30 a 39 anos

Procure em sua cidade as datas e situações em que você e sua família se enquadram. É preciso levar ao posto de vacinação o RG e a carteirinha de vacinação. Não deixe de ir ao posto de vacinação.

Fonte: G1

Dia Internacional da Mulher – 08 de março

|


Em 1789, em plena Revolução Industrial, as operárias eram submetidas a espancamentos, ameaças sexuais e regime desumano de trabalho com 12 horas diárias. Nesta época cresceram as exigências de melhores condições de trabalho e junto a elas os movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres. O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado a estes movimentos.

Em 8 de março de 1857, as tecelãs da fábrica de tecidos Cotton de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando a redução da jornada de trabalho. Foi a data conhecida pela primeira greve norte-americana liderada apenas por mulheres. E também ficou conhecida pelo massacre às operárias que morreram carbonizadas, trancadas dentro da fábrica, ateada fogo pelos próprios donos da empresa e da polícia que reprimiu violentamente a manifestação. Morreram todas as tecelãs.

Desde 1910, na II Conferência de Mulheres realizada na Dinamarca, que foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque, sendo uma data comemorada em todo o mundo.

A todas as mulheres que ainda lutam por condições de igualdade e pelos seus direitos de cidadãs, que representam sonhos, harmonia, poesia, luta e vitórias, faço aqui a minha homenagem.

Encontro Dia Internacional da Mulher, saiba mais aqui.




O retrato da geriatria em Pernambuco

|


Geriatria é o ramo da medicina que estuda a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à velhice, objetivando o prolongamento da vida do paciente. A gerontologia caminha junto com a geriatria e tem como estudo o processo biológico de envelhecimento cuidando da qualidade de vida dos idosos, levando em conta os aspectos ambientais, sociais e culturais. A Geriatria vem se consolidando como especialidade médica, independente das outras especialidades clínicas. É consagrado, hoje, que o organismo do idoso apresenta características próprias, diferentes das de um adulto, apresentando problemas orgânicos de natureza diversa. O papel do geriatra em relação a esses indivíduos é tentar fazer com que estes possuam uma velhice mais tranquila e sem desconforto para que possam manter um ritmo de vida saudável independente e feliz.

É com esta bandeira da qualidade de vida do idoso, que Alexandre de Mattos, médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria - PE, defende a necessidade de Residências Médicas de Geriatria em Pernambuco. Expõe a falta de geriatras e preceptores no estado e que, os raríssimos profissionais que existem, são subutilizados, sem poder exercer a atividade geriatra para a qual foram formados, nem as atividades de preceptoria em geriatria, para formar mais geriatras.

É
evidente o aumento acelerado do número de idosos no Brasil e ainda se conhece muito pouco sobre a pessoa idosa. O Recife é a terceira capital do Brasil em números relativos de idosos. De acordo com o censo feito pelo IBGE, em 2000, o país tem hoje 18 milhões de pessoas com idade igual ou maior que 60 anos - desses, quase dois milhões já passaram dos 80 anos. O mesmo instituto projeta que, em 2025, serão 32 milhões idosos no país. E quem cuida dessas pessoas? Quem trata das questões específicas do envelhecimento, na saúde, direitos, na cidadania? O Recife conta com sete geriatras titulados pela Associação Médica Brasileira e reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

"Esta grave situação que é desconhecida pela maioria da nossa sociedade pernambucana e negligenciada por nossos governantes, deve-se à falta de residência médica de geriatria em Pernambuco e à grande concentração dos programas de residência em geriatria no eixo sul e sudeste do país.
Muitos destes idosos estão vivendo sua finitude sem dignidade, sem paliação e com sofrimentos desnecessários. Mudar este panorama é a nossa bandeira, a bandeira da geriatria e da gerontologia, mas precisamos de toda a sociedade organizada e conscientizada, das entidades médicas unidas pela causa e do compromisso e sensibilidade do Governo para com o idoso e o crescimento da gerontogeriatria”, observa o geriatra Alexandre de Mattos.

ALEXANDRE DE MATTOS é médico geriatra do Hospital Oswaldo Cruz e Professor e Preceptor de geriatria da Universidade de Pernambuco. Também exerce atividade de consultório privdo em geriatria. Preside a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – PE, em sua segunda gestão, onde vem realizando trabalho pelo crescimento da geriatria e gerontologia Pernambucana. Ajudou a implantar no Estado, na Faculdade de Ciências Médicas – UPE, a inclusão do ensino da geriatria no currículo da graduação de medicina e é responsável pela preceptoria dos únicos 6 leitos específicos para geriatria que existem hoje no Estado de Pernambuco, no Pavilhão Júlio de Melo do Hospital Oswaldo Cruz. Desenvolve trabalho acadêmico na geriatria da Universidade de Pernambuco, tendo recebido o título de Professor nota 10 pelo corpo discente de medicina da UPE-FCM.

Fontes:
Diario de Pernambuco
Revista Cremepe