Dr. Isaias Gomes participa do 3º Encontro Nacional de Vereadores
Encontro Nacional de Vereadores
Dividido em quatro painéis de discussões, o papel do mandato trabalhista no Poder Legislativo é o tema do 3º Encontro Nacional de Vereadores, suplentes e lideranças do PDT, que teve realização entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Treinamento da CNTI, em Brasília.
O encontro contou com a participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; do secretário nacional da legenda, Manoel Dias; do senador Cristovam Buarque(DF), dos deputados federais Vieira da Cunha(RS)- presidente nacional do PDT-, Brizola Neto(RJ), Paulo Rubem Santiago(PE), Wilson Picler(PR) e Pompeo de Mattos(RS), entre outros.
Em discussão:
• Núcleos de Base e ULB nas eleições 2010;
• Desenvolvendo uma atividade parlamentar mais eficaz;
• Recursos disponíveis no orçamento da União para os Municípios e PEC dos Vereadores;
• Como foi, como fica.
Entenda o papel do vereador na comunidade
O vereador é o representante político à altura da comunidade onde vivemos. É aquele que elegemos pelo voto direto e que trabalhará na cidade, terá contato com seu povo, defenderá suas necessidades e atuará no seu progresso.
Cabe ao vereador:
• Legislar: elaborar leis de competência municipal;
• Fiscalizar: tomar conta do orçamento público e das contas do executivo, ajudando na aplicação de projetos, controle dos gastos e aprovação das contas municipais;
• Julgar: é na Câmara de Vereadores que são julgados os atos políticos administrativos previstos em lei;
• Administrar: é responsável pela organização interna, quadro de pessoal, regimento interno da Câmara.
Escola Saudável
A implantação do Programa Saúde na Escola - PSE, é o sucesso de um projeto que defendo há 5 anos junto ao Governo Federal. Trata-se da parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, cuja largada foi dada em 2008 pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em Pernambuco. O programa tem por objetivo atender cerca de 26 milhões de alunos da rede pública de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2011, terão atenção integral à saúde por meio das Equipes Saúde da Família.
O programa prevê a realização de consultas com otorrinolaringologistas e oftalmologistas e o diagnóstico precoce de hipertensão arterial nas salas de aula. Hábitos saudáveis, como a prática de esportes, também serão incentivados. Serão promovidas oficinas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas. Iniciativas como educação para a saúde sexual e orientações sobre a prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis serão desenvolvidas.
Quatro componentes integram o PSE:
• avaliação das condições de saúde
• promoção da saúde e prevenção
• educação permanente e capacitação dos profissionais e de jovens
• monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes
Leia mais sobre o Programa Saúde na Escola.
O Saúde na Escola faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento da Saúde, o Mais Saúde Direito de Todos, que trouxe mudanças importantes para o setor de saúde e busca avanços em direção a um novo padrão de desenvolvimento focado no crescimento, bem-estar e na melhoria das condições de vida do cidadão brasileiro.
Site oficial do Mais Saúde Direito de Todos.
Conheça o Mais Saúde Direito de Todos - 3ª edição revista.
Confira os resultados e conquistas 2009 - uma prestação de contas à sociedade.
Vacinação H1N1
Começou na segunda-feira, dia 08 de março, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. A vacinação será gratuita e dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo. O calendário é o mesmo em todo o Brasil, e os locais e horários de vacinação serão definidos pelas secretarias de saúde de cada estado. Para ser vacinado é necessário pertencer a algum grupo indicado pelo ministério. Veja abaixo:
- 8 a 19 de março: Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. População que vive em aldeias. A vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde)
- 22 de março a 2 de abril: Mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio. Pessoas com problemas crônicos com até 60 anos de idade e Crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses)
- 5 de abril a 23 de abril: População de 20 a 29 anos
- 24 de abril a 7 de maio: Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade)
- 10 de maio a 21 de maio: População de 30 a 39 anos
Procure em sua cidade as datas e situações em que você e sua família se enquadram. É preciso levar ao posto de vacinação o RG e a carteirinha de vacinação. Não deixe de ir ao posto de vacinação.
Fonte: G1
Dia Internacional da Mulher – 08 de março
Em 1789, em plena Revolução Industrial, as operárias eram submetidas a espancamentos, ameaças sexuais e regime desumano de trabalho com 12 horas diárias. Nesta época cresceram as exigências de melhores condições de trabalho e junto a elas os movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres. O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado a estes movimentos.
Em 8 de março de 1857, as tecelãs da fábrica de tecidos Cotton de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando a redução da jornada de trabalho. Foi a data conhecida pela primeira greve norte-americana liderada apenas por mulheres. E também ficou conhecida pelo massacre às operárias que morreram carbonizadas, trancadas dentro da fábrica, ateada fogo pelos próprios donos da empresa e da polícia que reprimiu violentamente a manifestação. Morreram todas as tecelãs.
Desde 1910, na II Conferência de Mulheres realizada na Dinamarca, que foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque, sendo uma data comemorada em todo o mundo.
A todas as mulheres que ainda lutam por condições de igualdade e pelos seus direitos de cidadãs, que representam sonhos, harmonia, poesia, luta e vitórias, faço aqui a minha homenagem.
Encontro Dia Internacional da Mulher, saiba mais aqui.
O retrato da geriatria em Pernambuco
Geriatria é o ramo da medicina que estuda a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à velhice, objetivando o prolongamento da vida do paciente. A gerontologia caminha junto com a geriatria e tem como estudo o processo biológico de envelhecimento cuidando da qualidade de vida dos idosos, levando em conta os aspectos ambientais, sociais e culturais. A Geriatria vem se consolidando como especialidade médica, independente das outras especialidades clínicas. É consagrado, hoje, que o organismo do idoso apresenta características próprias, diferentes das de um adulto, apresentando problemas orgânicos de natureza diversa. O papel do geriatra em relação a esses indivíduos é tentar fazer com que estes possuam uma velhice mais tranquila e sem desconforto para que possam manter um ritmo de vida saudável independente e feliz.
É com esta bandeira da qualidade de vida do idoso, que Alexandre de Mattos, médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria - PE, defende a necessidade de Residências Médicas de Geriatria
É evidente o aumento acelerado do número de idosos no Brasil e ainda se conhece muito pouco sobre a pessoa idosa. O Recife é a terceira capital do Brasil em números relativos de idosos. De acordo com o censo feito pelo IBGE, em 2000, o país tem hoje 18 milhões de pessoas com idade igual ou maior que 60 anos - desses, quase dois milhões já passaram dos 80 anos. O mesmo instituto projeta que, em 2025, serão 32 milhões idosos no país. E quem cuida dessas pessoas? Quem trata das questões específicas do envelhecimento, na saúde, direitos, na cidadania? O Recife conta com sete geriatras titulados pela Associação Médica Brasileira e reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.
"Esta grave situação que é desconhecida pela maioria da nossa sociedade pernambucana e negligenciada por nossos governantes, deve-se à falta de residência médica de geriatria em Pernambuco e à grande concentração dos programas de residência em geriatria no eixo sul e sudeste do país. Muitos destes idosos estão vivendo sua finitude sem dignidade, sem paliação e com sofrimentos desnecessários. Mudar este panorama é a nossa bandeira, a bandeira da geriatria e da gerontologia, mas precisamos de toda a sociedade organizada e conscientizada, das entidades médicas unidas pela causa e do compromisso e sensibilidade do Governo para com o idoso e o crescimento da gerontogeriatria”, observa o geriatra Alexandre de Mattos.
ALEXANDRE DE MATTOS é médico geriatra do Hospital Oswaldo Cruz e Professor e Preceptor de geriatria da Universidade de Pernambuco. Também exerce atividade de consultório privdo
Fontes:
Diario de Pernambuco
Revista Cremepe