Escola Saudável

|



A implantação do Programa Saúde na Escola - PSE, é o sucesso de um projeto que defendo há 5 anos junto ao Governo Federal. Trata-se da parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, cuja largada foi dada em 2008 pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em Pernambuco. O programa tem por objetivo atender cerca de 26 milhões de alunos da rede pública de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2011, terão atenção integral à saúde por meio das Equipes Saúde da Família.

O programa prevê a realização de consultas com otorrinolaringologistas e oftalmologistas e o diagnóstico precoce de hipertensão arterial nas salas de aula. Hábitos saudáveis, como a prática de esportes, também serão incentivados. Serão promovidas oficinas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas. Iniciativas como educação para a saúde sexual e orientações sobre a prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis serão desenvolvidas.

Quatro componentes integram o PSE:

• avaliação das condições de saúde
• promoção da saúde e prevenção
• educação permanente e capacitação dos profissionais e de jovens
• monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes

Leia mais sobre o Programa Saúde na Escola.

O
Saúde na Escola faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento da Saúde, o Mais Saúde Direito de Todos, que trouxe mudanças importantes para o setor de saúde e busca avanços em direção a um novo padrão de desenvolvimento focado no crescimento, bem-estar e na melhoria das condições de vida do cidadão brasileiro.

Site oficial do Mais Saúde Direito de Todos.

Conheça o
Mais Saúde Direito de Todos - 3ª edição revista.

Confira os resultados e conquistas 2009 - uma prestação de contas à sociedade.